Notas do tempo

Caixa de sapatos virtual

Sobre a escolha das fotos e apresentação dos projetos I

tia1

 

Escolher é, necessariamente, excluir. É definir o que, naquele momento, é material de trabalho e o que será deixado de lado por mais algum tempo.

O processo de escolha das fotos me fez refletir sobre como selecionamos as nossas lembranças.Como definimos o que queremos lembrar e o que queremos esquecer. Durante a oficina, um dos aspectos comentados sobre este processo de edição de memórias, foi o ato de rasgar ou queimar fotos que registravam o que se desejava esquecer.

Enterrar a caixa de fotos.

Cortar.

Rasgar.

Tirar do campo de visão.

Ao revirar a caixa de fotos pessoal, me pergunto quem são aqueles homens e mulheres que acompanham os meus, mas que eu não reconheço. Pergunto para a minha mãe, para a minha avó, para o meu avô:

– Ah! Esta é a prima…

Então, a prima, o patrão, a tia e todos que nos olham na foto passam a existir em um mundo paralelo, com personalidades e ações vistas e medidas pela memória de quem conta. Memória escolhida, editada.

Ser uma das últimas netas, filha de mãe e pai que também eram os filhos mais novos, fez com que boa parte do que eu reconheço por personagens familiares exista apenas neste plano paralelo, este mundo das ideias narrado por alguém que nunca é o próprio personagem.

Entre as cinco fotos que separei, duas registram momentos com pessoas que nunca conheci. Mostro as fotos para a minha mãe e a pessoa retratada ganha voz, ganha um gesto característico, ganha um amor mal resolvido ou um traço meio mau caráter. A foto, ao menos aqui, não santifica ninguém. A foto aqui humaniza, dispositivo físico para memórias, afetos e julgamentos. Para ser humano com todos os aspectos que isso possa representar.

Destes, as fotos não são rasgadas, cortadas ou queimadas. Mas estão no fundo da caixa de sapatos, como que últimos na fila de prioridades das recordações.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 23 de junho de 2014 por em Como se faz uma pessoa?, Oficina Imagem e Memória.
